Transformação digital: o uso da informação e a geração on demand

À medida em que o papel da tecnologia no mundo empresarial passa por uma mudança significativa, a transformação digital está sendo incorporada por companhias de todos os tamanhos e em todos os tipos de indústria. A tecnologia deixou de ser um facilitador dos negócios, em um modelo em que atuava apenas como suporte para as atividades, e passou a ser uma força condutora, criando novas oportunidades e transformando os negócios em todos os aspectos, da operação à estratégia, tornando-se fonte de crescimento e vantagem competitiva.

O papel da transformação digital torna-se ainda mais importante quando se leva em consideração a profunda mudança pela qual vem passando o comportamento de clientes e consumidores, que cada vez mais se encaixam em um perfil on demand.

As características-chave desse perfil de consumo são a personalização e o foco na interação com o consumidor. Novas tecnologias, especialmente aquelas relacionadas às mídias sociais, estão fortalecendo a ascensão de uma geração on demand, por meio do uso de Big Data e da construção de novos canais de comunicação.

Com o aumento dos pontos de contato com o consumidor e maior habilidade de coletar e unificar dados sobre seus clientes por meio desses pontos de contato, as empresas estão hoje mais capacitadas para entender os consumidores e seus interesses, levando a uma “microsegmentação” de produtos e serviços.

A chamada “microsegmentação” é uma forma avançada de segmentação que divide os consumidores em pequenos grupos com interesses bastante específicos e é baseada em vários fatores, incluindo previsões comportamentais, em um processo que permite a criação de oportunidades de negócios mais relevantes e interligadas.

Do mesmo modo, plataformas de marketing também estão coletando mais dados sobre os consumidores, tornando seus anúncios cada vez mais específicos. É possível alcançar consumidores por meio da localização, faixa demográfica, comportamento, entre outros aspectos.

Com o uso de Big Data, hoje as empresas podem estar onde os consumidores estão e facilitar que novos consumidores as encontrem. Isso se tornou possível por meio da tecnologia, principalmente com a internet e os dispositivos móveis. A informação, portanto, se tornou o centro da transformação digital que está alterando profundamente os mais variados modelos de negócios. Saber usar a tecnologia não só para facilitar processos, mas para implementar novas ideias e produtos é uma capacidade que, cada vez mais, determina o sucesso ou o fracasso de uma empresa.