O paradoxo da transparência

Ter um negócio transparente é importante por diversas razões, mas a principal é que a transparência é a base da confiança. Qualquer líder que queira ter um relacionamento melhor com seus colaboradores ou colegas precisa entender o quão importante é ser transparente.

Uma equipe que confia em seu líder, além de respeitá-lo mais, trabalha melhor e é capaz de resolver problemas mais rápido. Ser transparente traz muitos benefícios, mas envolve um processo de longo prazo que nem sempre é simples.

Em muitas empresas, gerentes e diretores vigiam as ações de seus funcionários, e boa parte acredita que tal hábito indica transparência e é bom para a empresa e para os colaboradores. Mas um estudo da Harvard Business School mostra que diminuir a vigilância sobre os funcionários pode aumentar a produtividade.

Durante cinco meses a equipe de Harvard estudou linhas de produção de fábricas na China. Em um grupo de linhas de produção escolhidas ao acaso, os funcionários trabalhavam à vista de todos, enquanto em outro grupo os funcionários trabalhavam atrá de uma cortina, sem que os gerentes pudessem observá-los. Os pesquisadores descobriram que a simples presença da cortina aumentou a produtividade das linhas de produção não vigiadas entre 10 e 15%.

Intitulado “Paradoxo da Transparência: o papel da privacidade no aprendizado organizacional e no controle operacional”, o estudo concluiu que a produção parecia ficar mais lenta sempre que os funcionários sabiam que estavam sendo observados. Ao dar privacidade aos colaboradores, as empresas concederam a autonomia de que eles precisavam para testar diferentes formas de realizar suas tarefas sem receio de estarem sendo observados por seus chefes.

Este é o paradoxo da transparência: uma alta visibilidade dos funcionários no trabalho pode levá-los a esconder suas ideias, reduzindo a transparência real da equipe, enquanto limites de privacidade mais demarcados podem na verdade aumentar essa transparência e beneficiar a todos.

Mudanças organizacionais estratégicas são capazes de aumentar a transparência de uma empresa, contribuindo para o fortalecimento de sua cultura corporativa. Além de ajudar a empresa a concretizar sua visão de negócios, essas mudanças criam entre os colaboradores um maior senso de propósito e aumentam o engajamento e a produtividade de todos.